Ganhe tempo!Receba os novos artigos no seu e-mail e seja feliz! 😉

fechar

Como agradecimento, baixe gratuitamente a música tema de nosso álbum OAPCE Lounge 🎧

SHIATSU e AN´MA

SHIATSU

Shiatsu é uma técnica de massagem japonesa desenvolvida para proporcionar bem estar físico, mental e emocional através de movimentos e pressões com os dedos.
Histórico
O Shiatsu foi desenvolvido no Japão a partir da massagem tradicional chinesa denominada AN’MA cuja história foi encontrada no livro “The Yellow Emperor’s Classic of Internal Medicine”, um escrito de mais de 2000 anos e um dos primeiros registros da medicina Tradicional Chinesa.
Originalmente praticada na China antiga e na Índia, o AN’MA chegou ao Japão, onde obteve uma grande aceitação por seu povo e, há uns 70 anos, foi reconhecido pelo Ministério da Saúde japonês como uma terapia eficiente na prevenção e no auxílio do tratamento de diversas doenças.
 A partir disto, desenvolveu-se uma forma japonesa do AN’MA, denominada SHIATSU.   Em japonês, seu significado é “pressão com os dedos”. A pressão também pode ser feita com a palma das mãos, com o cotovelo, os joelhos e até com os pés.
O que é Shiatsu?
Shiatsu é descrito como a combinação de acupuntura e massagem, pois se trabalha a “energia” (Chi em chinês) que circula pelo corpo através de meridianos.
A energia “Chi” é também conhecida como “Ki” em japonês e “Prana” em indiano. O Shiatsu pretende estimular a circulação desta energia pelo corpo através do uso da pressão das mãos.
O terapeuta praticante de Shiatsu geralmente realiza exercícios de alongamento em seus pacientes objetivando o relaxamento.
Algumas indicações do Shiatsu
O tratamento com Shiatsu é uma terapia que ajuda em diversas áreas como: problemas de circulação, tensão, depressão, dores musculares, dorsais e lombares, dores de cabeça, etc.
O objetivo da massagem é eliminar os bloqueios que impedem uma perfeita circulação de energia pelo corpo, o que acaba gerando doenças. Como resultado do tratamento obtém-se um efeito de alívio sobre a musculatura e uma sensação de leveza e mansidão é relatada pela maioria dos massageados.
É interessante conciliar o tratamento do Shiatsu com uma reeducação alimentar, já que a técnica faz com que as toxinas sejam liberadas do corpo e, portanto uma alimentação adequada, juntamente com os exercícios, ajuda o corpo a liberar estas toxinas com mais eficiência, permitindo que a energia flua pelo organismo trazendo equilíbrio e bem-estar tanto para o corpo quanto para a mente.
Considerações sobre o Shiatsu:
O Shiatsu é uma experiência de harmonia do corpo com a mente e o ambiente que vive, e as massagens freqüentes estimulam a mente a estar mais alerta e criativa. Como toda terapia alternativa, é aconselhável que o praticante seja um profissional qualificado, para que as massagens não sejam aplicadas em partes inadequadas e o respeito ao massageado esteja sempre presente.
Shiatsu é uma das muitas terapias alternativas de auxílio na terapêutica médica e fisioterápica, sendo ensinada no mundo de hoje e, é relatado ser uma das mais compensadoras experiências terapêuticas em dias tão estressantes como os em que vivemos.
A sessão de massagem dura de 50 min. Há 1 hora dependendo do massageado e de sua sintomatologia.  O Shiatsu pode ser realizado sobre qualquer tipo de roupa, contudo é mais confortável para o massageado o uso de roupas de algodão.
Como a prática do Shiatsu foi motivada pelo Ministério da Saúde Japonês no século passado, criaram-se várias formas de se realizar esta massagem, porém sempre baseados na Medicina Tradicional Chinesa e de sua Fisiologia Energética.
Ao contrário do an´ma, cuja técnica é praticamente única em todo o mundo, o Shiatsu.
Muda de massagista para massagista, devido à experiência que cada um leva para sua técnica, contudo os preceitos e a filosofia se mantêm imaculadas pelos profissionais que honram seus ensinamentos.

AN´MA

AN´MA é uma técnica de massagem corporal da Medicina Tradicional Chinesa. Foi desenvolvida na China Antiga, sendo relatada em escritos de mais de 3000 anos atrás, nas origens da Medicina Tradicional Chinesa (MTC).
Os conhecimentos desta técnica milenar foram passadas de geração a geração, até chegar nos dias atuais como uma forma de auxílio no tratamento de várias enfermidades ósteo-musculares, ou simplesmente como uma forma de relaxamento mental e muscular.
Um conjunto de manobras formuladas ao decorrer desses milhares de anos faz desta técnica, um meio útil no auxílio da medicina e da fisioterapia modernas.  Manobras de amassamento muscular, pressão em pontos energéticos específicos, deslizamentos e alongamentos de todos os membros e da coluna vertebral, fazem com que uma melhor circulação sanguínea seja obtida, juntamente com um relaxamento muscular e mental profundos.
Por conter manobras de alongamentos ao longo de todo o corpo e por ativar o funcionamento dos diversos grupos musculares, esta massagem é recebida satisfatoriamente por pessoas mais velhas, mas sendo indicadas para qualquer idade.
Esta massagem deu origem ao Tuiná na China, e ao Shiatsu no Japão, tendo algumas manobras semelhantes à massagem Ayurvédica da Índia, porém cada uma dessas técnicas possui suas peculiaridades.
Por aumentar a circulação sanguínea, esta massagem, assim como várias outras, é contra-indicada para pessoas com problemas de trombopatias, como a trombose vascular, arritmias cardíacas, ou qualquer problema cardiovascular grave. Por isso uma consulta a um médico de confiança é sempre recomendada, e na verdade, qualquer prevenção a problemas com a saúde faz com que seja indispensável à orientação médica.
A massagem funciona como um meio preventivo ao acometimento ou agravamento de algumas enfermidades, ou simplesmente para manter a harmonia energética corporal e mental. Uma massagem dura de 1 hora a 1 hora e meia, dependendo do massageado. É realizada com o massageado vestindo roupas confortáveis de algodão, não impedindo de ser realizada sobre outras roupas, respeitando a preferência do massageado.
Massageia-se todo o corpo com exceção das partes íntimas, posicionando o massageado em decúbito lateral, de lado direito e esquerdo, em decúbito dorsal, ou de barriga para cima, e em decúbito ventral ou de bruços. Por fim o massageado se senta e se finaliza a massagem.
O AN´MA foi criada para ser realizada em qualquer lugar onde alguém necessitasse de seus efeitos e seus ensinamentos foram disseminados como uma forma de levar a prevenção a todos os lares da Antiga China.  De seu surgimento até os dias de hoje, esta massagem pôde ser praticada por qualquer pessoa, sem discriminações, e tanto na China, como no Japão, assim como no Brasil, esta técnica é primorosamente executada por pessoas deficientes visuais.
E desta forma a massagem An´ma segue os preceitos para a promoção da saúde, preconizada pela Organização Mundial de Saúde, isto é, levar bem estar físico, mental e social.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mautic is open source marketing automation