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Como melhorar a postura no trabalho? Conheça 5 práticas

Como melhorar a postura no trabalho? Conheça 5 práticas

Não estar atento aos pequenos hábitos do dia a dia pode ser bastante prejudicial para a nossa saúde e bem-estar. Melhorar a postura no trabalho, por exemplo, faz toda a diferença para evitar problemas de coluna, dores nas costas e nos ombros.

As horas sentadas em frente ao computador podem acabar prejudicando a saúde e o rendimento do profissional. Portanto, é essencial encontrar maneiras de se prevenir dos riscos ocasionados pela má postura. A seguir, apresentamos 5 práticas que podem ajudar você nesse processo.

1. Fique atento ao modo de sentar

Se você passa a maior parte do dia sentado, seja no trabalho, na hora das refeições, no carro ou ônibus, o mais importante é que você preste bastante atenção à maneira como você se senta. Uma postura melhor reduz significativamente os impactos negativos causados pelo hábito de passar muitas horas na mesma posição.

Por isso, procure manter a coluna sempre ereta, com o tronco junto ao encosto da cadeira. Os cotovelos devem ficar próximos ao corpo, os joelhos dobrados em um ângulo de 90º, com as coxas apoiadas no assento e sem cruzar os pés.

Outra dica importante é que o monitor esteja na altura dos olhos, sem que haja necessidade de mover constantemente o pescoço, forçando a coluna cervical. Se for necessário, utilize um suporte para elevar o objeto.

2. Ajuste a sua cadeira

Para melhorar a postura no trabalho é ideal que você adapte a sua cadeira de acordo com as suas características físicas. Infelizmente, nem todos os ambientes profissionais possuem móveis adequados, mas uma boa cadeira deve ser estofada com espuma de alta densidade e possuir sistema de ajuste de altura e inclinação.

Você deve regular a altura de acordo com a sua mesa, manter o encosto ereto e não deitado, além de ajustar o apoio dos braços para reduzir os riscos de lesões por esforços repetitivos. Quando for preciso, utilize também acessórios como almofadas, para garantir maior conforto.

3. Faça pequenas pausas

Se você ficar sentado por muito tempo vai começar a sentir algumas dores, mesmo que esteja com a postura correta. Por isso, procure fazer pausas frequentemente para movimentar o corpo e ativar a circulação sanguínea.

Pode ser uma parada para beber um copo de água, um café, ir ao banheiro ou apenas mudar de ambiente, tomar um ar fresco e observar a vista.

4. Alongue-se

Alongar o corpo diariamente também fará diferença para a sua flexibilidade, relaxando e diminuindo a tensão dos músculos. Se você não possui uma rotina de atividades físicas, faça pelo menos algumas repetições de exercícios simples e rápidos de alongamento antes de começar o dia ou no intervalo entre uma tarefa e outra.

5. Invista em uma boa massagem

Uma rotina atarefada e dias cansativos de trabalho fazem com que você acumule tensão, sobretudo nas costas e nos ombros. Com o tempo, isso pode atrapalhar a realização de atividades cotidianas e, além da má postura, pode gerar outros problemas de saúde.

Uma boa alternativa para as empresas é a massagem no trabalho, procedimento muito benéfico para a saúde e a produtividade dos funcionários, e que demonstra a preocupação da organização com a qualidade de vida dos seus colaboradores.

Opções como shiatsu e a quick massage — que dura apenas 15 minutos — não comprometem a rotina da empresa e são capazes de aumentar a disposição e a qualidade de vida, além de reduzir o estresse.

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