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Você sabe o que é qualidade de vida no trabalho?

Young Woman Working at Home, Small Office
Review of: Post
Author:
Wellington Alves

Reviewed by:
Rating:
5
On 14 de abril de 2016
Last modified:21 de maio de 2016

Summary:

Você já parou para pensar em o que é qualidade de vida no trabalho? Para muitas pessoas, esse ainda é um assunto muito distante, já que o trabalho é associado ao martírio e a nenhum tipo de diversão.

Mas não deveria ser assim, concorda? Afinal de contas, a maioria de nós investe, no trabalho, a maior parte do nosso tempo e os melhores anos de nossas vidas no trabalho. Por isso, descubra agora mesmo como ter uma boa qualidade de vida no ambiente de trabalho!

O que é qualidade de vida no trabalho

Um ambiente de trabalho agradável é extremamente importante, mas a qualidade de vida consegue até mesmo superar isso! Afinal, ela demonstra justamente o seu nível de satisfação com o ambiente corporativo, ou seja, o prazer que você tem no trabalho.

A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) é, portanto, o nível de satisfação que as pessoas apresentam com o ambiente de trabalho e com as tarefas que ele desempenha. Ter uma boa relação com o seu trabalho pode influenciar o seu comportamento, o rendimento das suas tarefas e até mesmo a sua saúde.

Percebeu como é sério? Por isso, tenha uma coisa bem clara na sua cabeça — um ambiente de trabalho que promova qualidade de vida é importantíssimo, e pode ser o responsável por manter a sua motivação e alegria no trabalho.

A importância do Departamento de RH

A área de Recursos Humanos ainda é negligenciada em muitas empresas — mas, quando funciona corretamente, ela pode ter um trabalho muito eficiente. Ela pode melhorar o clima da empresa, promover ações e estimular os colaborares.

Além disso, a equipe de RH também é responsável por garantir bons salários e benefícios, tendo um olhar atento às necessidades dos colaboradores. Ou seja, a qualidade de vida no trabalho pode até acontecer de forma natural, mas é potencializada com um Departamento de RH eficiente.

Como promover a qualidade de vida no trabalho

Você já percebeu como isso a qualidade de vida no trabalho é importante. Agora, para você saber como implementar essas medidas, vamos dar alguns exemplos para você se inspirar:

Desenvolva o feedback

É muito importante fazer com que o colaborador saiba como os seus superiores têm analisado o seu trabalho. Justamente por isso, jogue limpo e faça com que ele saiba se está seguindo — ou não — no caminho certo. Você ainda pode aproveitar a oportunidade para divulgar qual o plano de carreira que a empresa tem, estimulando o seu progresso na empresa.

Ofereça horários flexíveis

Se a sua empresa não é tão presa aos horários comerciais, uma boa medida é ofecer aos seus colaboradores um horário flexível! Afinal, cada pessoa tem uma necessidade específica e produz melhor em um determinado horário do dia.

Com o horário flexível, você pode fazer com que a pessoa trabalhe no horário que se sente mais confortável e produtiva. Essa é uma ótima medida para os funcionários, que se sentem mais livres e com melhor qualidade de vida, e também para a empresa, que tem os colaboradores em seu período mais produtivo.

A qualidade de vida no trabalho é um grande diferencial que uma empresa pode oferecer. Em um ambiente empresarial, esse pode ser um fator determinante para que os grandes talentos sejam retidos. E você, consegue perceber a importância desse aspecto agora que já sabe o que é a qualidade de vida no trabalho? Tem outras dúvidas ou sugestões sobre o assunto? Deixe seu comentário!

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Wellington Alves

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