Ganhe tempo!Receba os novos artigos no seu e-mail e seja feliz! 😉

fechar

Como agradecimento, baixe gratuitamente a música tema de nosso álbum OAPCE Lounge 🎧


Como uma liderança democrática beneficia o ambiente de trabalho?

Liderança democrática em reunião de trabalho

Você provavelmente já ouviu falar sobre os diversos tipos de liderança existentes. A liderança democrática é um desses modelos de gestão e pode trazer muitos benefícios. Tudo isso porque o líder participa do processo de decisão ao lado dos liderados, em um sistema participativo e que estimula a ação de todos os envolvidos.

Para conhecer como a liderança democrática pode beneficiar o seu ambiente de trabalho, não deixe de ler o artigo de hoje. Acompanhe!

Melhoria do clima organizacional

O clima de qualquer organização é diretamente afetado pelo posicionamento da liderança. E se o líder tiver um perfil democrático e que estimula a participação coletiva, é bem mais provável que todas as pessoas da equipe se sintam valorizadas e reconhecidas.

A relação de liderança democrática ainda prioriza que os objetivos de todos os colaboradores sejam atingidos, o que faz com que todos tenham voz e direito de opinar. Assim, é bem provável que o clima fique melhor, não é mesmo?

Integração entre os colaboradores

Como todos têm o direito de participar, é mais natural que os colaboradores se sintam mais integrados. Falar, expor a opinião e sugerir mudanças estimula as pessoas a se conhecerem melhor e a criarem vínculos entre si. Essa é uma maneira de fazer com que a equipe aja de forma ainda mais colaborativa.

Além disso, com a integração possibilitada pela liderança democrática se torna mais fácil de desenvolver uma visão sistêmica e fazer com que cada colaborador entenda como o seu papel afeta o alcance de resultados.

Trabalho em equipe

Depois que os colaboradores já foram integrados, é bem mais fácil trabalhar em equipe. As pessoas já se conhecem e, com isso, ajudar e desempenhar tarefas de forma conjunta e focada em um objetivo comum se torna algo natural para todos.

Uma vez que o projeto foi desenvolvido de modo democrático, toda a equipe se sente mais motivada para trabalhar coletivamente por um propósito maior. Essa medida gera uma noção real de pertencimento e de compromisso.

Ganho de motivação

As pessoas normalmente se sentem mais motivadas quando têm suas vozes valorizadas e são mais participativas. Essa é a realidade que os colaboradores vivem com uma liderança democrática. Como conseguem palpitar, sugerir metas e traçar objetivos e o caminho a seguir, é natural que todos da equipe se sintam “donos” dos projetos e dos negócios, o que é um agente de motivação.

Assim, a participação dos envolvidos no alinhamento estratégico faz com que os colaboradores se percebam como essenciais para o papel que desempenham. A realidade é bem diferente quando apenas recebem a função que devem realizar e não compreendem os reflexos e a importância que tal tarefa representa no panorama geral.

Valorização de opiniões diferentes

As opiniões diferentes podem ser muito agregadoras e apenas um líder “ultrapassado” não percebe isso. Valorizando os vários pontos de vista, o trabalho entregue fica mais rico e atinge mais pessoas e o grupo consegue ter uma visão sistêmica maior do negócio, o que ajuda muito no dia a dia. A valorização das opiniões encoraja a participação das pessoas e, como falamos, faz com que elas se sintam integrantes do projeto.

Sabendo de todos esses benefícios, torna-se fácil perceber por que a liderança democrática é uma ótima forma de gerir a sua equipe, não é mesmo? Embora ainda não seja tão comum, esse modelo de gestão tem se firmado como uma forte tendência.

Caso você tenha alguma dúvida sobre liderança democrática, comente no espaço abaixo. Teremos prazer em ajudar você a entender melhor sobre o assunto para que possa colher resultados positivos no seu ambiente de trabalho!

 

Share

Wellington Alves

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mautic is open source marketing automation