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7 ações de baixo custo para melhorar o ambiente de trabalho

7 ações de baixo custo para melhorar o ambiente de trabalho
Review of: Post
Author:
Wellington Alves

Reviewed by:
Rating:
5
On 14 de abril de 2016
Last modified:25 de junho de 2016

Summary:

O ambiente de trabalho diz muito sobre o rendimento dos times e a entrega de resultados para a empresa. Até mesmo a mais genial das ideias pode dar errado se o entorno não for favorável a resultados positivos.

Confira agora 7 ações de baixo custo para melhorar o ambiente de trabalho.

1. Promova a positividade

Um ambiente negativo é sempre um péssimo começo. Muitas vezes, isso é causado por comentários desmotivadores e críticas direcionadas aos colegas de trabalho. Dentro do convívio do departamento, devem ser incentivados os comentários positivos e as críticas construtivas, que ajudam na obtenção do resultado esperado.

2. Incentive a confiança

É preciso que você confie nos seus colaboradores e eles confiem em você. Criar essa confiança é estar aberto a ouvir as dúvidas e sugestões da sua equipe e ouvir o que todos têm a dizer. Não instrumentalize as pessoas de acordo com as funções que elas exercem, procure criar relacionamentos dentro do seu time.

3. Mantenha o ambiente de trabalho limpo e organizado

Pode parecer um ponto não tão importante, mas um ambiente de trabalho limpo e organizado garante o conforto dos colaboradores e os deixam mais felizes. Para facilitar, distribua lixeiras pelo ambiente e incentive todos a manter o entorno ordenado.

4. Celebre as vitórias

Quando a sua equipe conquista uma vitória, ela fica mais próxima de construir uma trajetória sólida. Grande parte da motivação dos times vem do elogio pelos objetivos alcançados e do reconhecimento por parte dos gestores. Ao sair de um período difícil ou entregar resultados relevantes para o negócio, celebre!

5. Elogie esforços

Sempre que um colaborador tiver uma iniciativa que merece ser reconhecida, bater uma meta ou realizar algo extraordinário, elogie o seu esforço e o incentive a manter o bom rendimento. Ele também vai gostar de ver que você acompanha o trabalho que ele faz e percebe como é um bom profissional.

6. Não tenha segredos com a sua equipe

A confiança mútua é um grande fator para o ambiente de trabalho. Se algum colaborador desconfiar que o gestor não está sendo transparente com o resto do time, atritos internos podem acontecer, além das famosas conversas paralelas. Priorize um relacionamento sincero com toda a equipe. Se algum empecilho surgiu para a realização de uma tarefa, ou algo não está como você deseja, compartilhe com todos; além de se sentirem incluídos, ideias interessantes podem surgir através do input dos seus colaboradores.

7. Compartilhe os objetivos com o time

Trabalho em equipe é tudo. Para que todos do setor se sintam como parte do time, compartilhe os objetivos estabelecidos com todos e esclareça que, para chegarem lá, é preciso um esforço conjunto. Assim, ninguém sentirá que está sendo mais ou menos importante para a obtenção do resultado. Ressalte a importância de cada um e sempre atualize a situação do objetivo definido.

Melhorar o ambiente de trabalho pode ser somente uma questão de comunicação. É importante garantir que os colaboradores se sintam como parte do time, confiem no gestor e ajudem seus colegas.

Como está a comunicação interna da sua empresa e como é o seu ambiente de trabalho? Conte pra gente nos comentários, nós queremos saber!

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Wellington Alves

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