Ganhe tempo!Receba os novos artigos no seu e-mail e seja feliz! 😉

fechar

Como agradecimento, baixe gratuitamente a música tema de nosso álbum OAPCE Lounge 🎧


5 empresas que investem em QVT e o que elas fazem

5 empresas que investem em QVT e o que elas fazem

Oferecer qualidade de vida no trabalho, QVT, tem se tornado cada vez mais uma preocupação para as organizações. As empresas que investem em QVT conseguem alavancar seus resultados e conquistam o diferencial competitivo.

Como se sabe, os recursos humanos são fundamentais para o crescimento da organização e por isso precisam estar motivados para se tornarem produtivos e valorizarem a empresa.

Se você quer oferecer esse benefício para seus funcionários mas não sabe como fazer, este post vai te ajudar muito. Listamos algumas empresas e suas práticas de sucesso em QVT. Confira!

Google

A empresa mais famosa em serviços online e software não é referência somente nos serviços prestados. A multinacional também se destaca nas práticas de gestão de pessoas que promovem a qualidade de vida no trabalho. No Brasil, a organização adota o programa de horário flexível e é válido para todos os dias da semana.

Para o Google, é importante valorizar a liberdade e responsabilidade dos mais de 300 funcionários no país, que devem estar focados em atingir metas e não em processos. Além disso, também é oferecido um ambiente organizacional confortável e propício ao desenvolvimento.

Multiplus

O programa de horário flexível também é utilizado pela empresa responsável pela gestão do programa de fidelidade da LATAM. O benefício tem como finalidade melhorar a qualidade de vida de todos os colaboradores, que devem se comprometer em apresentar resultados.

Cada funcionário deve ter o compromisso de cumprir a carga horária, independente da hora de chegada ou de saída. Segundo o presidente da companhia, Eduardo Gouveia, essa ação permite que o funcionário trabalhe no horário em que se considera mais produtivo e que atenda suas necessidades pessoais.

Elektro

Elektro já conquistou prêmios por causa dos seus programas de educação e desenvolvimento de pessoas. Na área de QVT podemos destacar:

  • Programa estar Bem Elektro: tem como finalidade promover a melhoria da saúde dos colaboradores, bem como a qualidade de vida e o bem estar por meio de atividades como torneios, jogos, projetos culturais, ginásticas laborais, etc.
  • Programa do Reconhecimento Top Elektro: tem como objetivo premiar o esforço dos colaboradores. O programa é dividido em categorias (Comprometimento, Voluntariado, Educador e outros) e premia os funcionários que se destacaram na prática dos valores da instituição.

Caterpillar

Caterpillar se destaca pelo baixo indicador de turnover, que não passa de 1%. Dentre as práticas do projeto de qualidade de vida da empresa, podemos destacar o Job rotation e a avaliação 360º, que visam o treinamento e desenvolvimento de seus recursos humanos.

São oferecidos cursos presenciais, e-learning e a empresa também possui programas de redução de riscos e maior segurança no ambiente de trabalho.

Por fim, os funcionários e familiares portadores de doenças crônicas recebem o acompanhamento médico periódico e medicamentos gratuitos. Já os dependentes químicos possuem um serviço específico para se reabilitarem. Interessante, não é mesmo?

Accor

A Accor se destaca nos programas de QVT pelos benefícios voltados para o bem estar e a satisfação dos funcionários. São oferecidos treinamentos constantes para todos os níveis de colaboradores e formação profissional para os funcionários e familiares por meio do programa “Academia Accor”, criada em 1992.

Esses foram alguns exemplos de programas criados pelas empresas que investem em QVT. Contudo, existem vários outros tipos de investimentos que podem ser realizados, como por exemplo, a massoterapia, aromaterapia, programas de nutrição, fisioterapia, etc.

O investimento nessas ações se justifica pelo seu alto retorno, que possibilita o aumento da produtividade, engajamento, motivação, diminui a rotatividade dos funcionários e as doenças ocupacionais.

Você já conhecia algum desses programas? Se você quer continuar por dentro das boas práticas de gestão de pessoas, curta nossa página no Facebook!

Share

Conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mautic is open source marketing automation