Ganhe tempo!Receba os novos artigos no seu e-mail e seja feliz! 😉

fechar

Como agradecimento, baixe gratuitamente a música tema de nosso álbum OAPCE Lounge 🎧


10 dicas de como motivar funcionários da sua empresa

Group of young business people standing in front of the company with folded hands, motivating for new business wins.
Review of: Post
Author:
Wellington Alves

Reviewed by:
Rating:
5
On 14 de abril de 2016
Last modified:21 de maio de 2016

Summary:

Um dos maiores segredos de uma empresa é saber como motivar funcionários. Garantir a qualidade de vida no trabalho e no cotidiano de cada um é essencial para que todos colaborem para o crescimento do seu negócio, de maneira individual e coletiva. Embora muitos empresários fechem os olhos para essa realidade, o maior bem que uma empresa possui são as pessoas que trabalham nela.

Ao contrário do que se imagina, a motivação profissional está mais relacionada a satisfação e reconhecimento no trabalho do que ganhos financeiros. É possível gastar pouco e obter grandes resultados quando o assunto é motivar sua equipe.

A seguir, apresentamos 10 dicas para que você motive os seus colaboradores, aumentando a produtividade e o sucesso de seu negócio!

1. Estimule a participação dos funcionários

Peça sugestões e incentive o seu funcionário a participar de decisões da empresa. Ouça atentamente e anote todas as dicas que possam ajudar na produtividade da equipe. Sempre que possível, implemente-as no dia a dia, valorizando a sugestão de seu colaborador e mostrando a importância do engajamento de todos.

2. Reconheça os pontos fortes e fracos de cada colaborador

Lembre-se de que cada colaborador é um ser humano único, com seus pontos fortes e fracos. Esteja atento a cada um deles e forneça um feedback individual regularmente. Quando for transmiti-lo ao funcionário, ressalte suas qualidades e indique, de forma prática e gentil, como ele pode melhorar o que não está bom.

Em certos casos, pode ser interessante abordar críticas de forma coletiva, em vez de fazê-lo individualmente.

3. Tenha uma visão da equipe como um todo

É preciso reconhecer as particularidades de cada colaborador, porém, sem deixar de lado a visão coletiva da equipe. Convoque reuniões periodicamente e apresente um feedback geral, elogiando pontos positivos e apontando onde precisam melhorar. Reforce a necessidade de que todos trabalhem em sintonia.

4. Ofereça ajuda sempre que possível

Sempre que você puder, ofereça ajuda coletiva ou individual. Dar assistência a os seus colaboradores é uma forma de mostrar que eles são importantes para a empresa e é também uma boa maneira de conquistar a confiança da equipe. Faça com que sua equipe sinta que você faz parte dela!

5. Trace metas reais

Metas irreais são um grande desmotivador para qualquer equipe. Estabeleça metas de acordo com os limites de seus colaboradores, respeitando suas particularidades. Se preciso, aumente metas gradualmente, levando em consideração o perfil de cada um. Planejar uma progressão de metas pode – e deve – vir acompanhado de uma progressão de bônus!

6. Reforce importância da administração do tempo

Ajude os seus funcionários a administrar o tempo no trabalho. Mostre que é possível atingir as metas de forma tranquila, sem estresse ou desgaste físico. Se preciso, organize um treinamento coletivo para isso e certifique-se de que todos participem.

7. Crie um ambiente de trabalho motivador

O ambiente de trabalho influencia diretamente na produtividade, incluindo não apenas o espaço físico mas também a coesão entre a equipe. Para aumentar a motivação, é fundamental criar ambientes agradáveis.

Certifique-se de que o espaço de trabalho esteja sempre limpo e adequado, compre plantas, invista na decoração do ambiente, ofereça um espaço para relaxamento, alongamento ou descanso, e promova, periodicamente, pequenas comemorações para aumentar a integração dos funcionários.

8. Ofereça qualidade de vida no trabalho

Oferecer ginástica laboral, massagens e sessões de Sokutei aos funcionários são exemplos de práticas da empresa que podem evitar que seus colaboradores adoeçam e, consequentemente, se ausentem – além de serem muito valorizadas pela equipe. Palestras e treinamentos sobre saúde e qualidade de vida também são muito bem-vindos.

9. Reconheça sua equipe a cada sucesso

É muito importante que você comemore com a equipe quando algo for conquistado. Reconheça a importância que eles tiveram para o sucesso da empresa e ressalte que futuras conquistas podem ser alcançadas com a ajuda de cada um deles.

10. Ofereça benefícios diferenciados

Conceder benefícios diferenciados aos funcionários faz toda a diferença. Sessões de Quick Massageperiódicas, possibilidade de home office em certos casos, no dress code (vestimentas informais) em algum dia da semana e bolsas de estudo são alguns deles.

Agora que você já tem uma ideia de como motivar funcionários sem gastar muito dinheiro, basta adaptar nossas dicas à sua empresa e ver as mudanças que acontecerão no dia a dia. Garantir a satisfação e bem-estar dos seus colaboradores é investir em pessoas felizes e, consequentemente, na ascensão dos seus negócios. Que tal conferir?

Ajude outros profissionais a terem acesso a essas dicas compartilhando nosso artigo nas redes sociais!

 

Share

Wellington Alves

Observações

  1. […] Por isso, é fundamental que os líderes e gestores aprendam a valorizar seus colaboradores, desenvolvendo-os e fazendo com que eles se sintam bem dentro da empresa. Dessa forma, os resultados e a lealdade chegam com mais facilidade, os colaboradores têm acesso à qualidade de vida no trabalho e apresentam melhor rendimento, pois estão mais motivados. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mautic is open source marketing automation