Ganhe tempo!Receba os novos artigos no seu e-mail e seja feliz! 😉

fechar

Como agradecimento, baixe gratuitamente a música tema de nosso álbum OAPCE Lounge 🎧


Estresse no trabalho: Saiba os sintomas e as suas consequências

Estresse no trabalho: Saiba os sintomas e as suas consequências
Review of: Post
Author:
Wellinton Alves

Reviewed by:
Rating:
5
On 19 de julho de 2015
Last modified:19 de julho de 2015

Summary:

Nos dias atuais, a necessidade por inovação e resultados imediatos têm gerado uma pressão enorme para os trabalhadores de todas as áreas. Dessa forma, é muito comum encontrarmos pessoas cada vez mais infelizes e esgotadas pelo excesso de tarefas. No entanto, tudo tem o seu preço e, com isso, a excessiva e extenuante jornada de trabalho certamente levará o indivíduo ao esgotamento físico e psicológico, podendo causar consequências graves em sua vida.

Por isso, pensando no seu bem-estar, elaboramos esse post para que você possa identificar os sintomas e as consequências do estresse no trabalho, a fim de combater esse mal e garantir melhor qualidade de vida!

Sintomas do estresse no trabalho

A seguir, listaremos algumas características que podem indicar que você está em uma situação de estresse no trabalho. Confira:

Falta de motivação e dificuldade para cumprir prazos

Se você se sente pouco motivado para a realização do seu trabalho e não há estímulo algum que mude sua condição, você pode estar estressado com o seu trabalho. Geralmente, pessoas desmotivadas tendem a demonstrar dificuldades no cumprimento de prazos e deixam de colaborar com a parte criativa dos projetos, pois sua energia encontra-se toda direcionada ao cumprimento das tarefas pendentes.

Falta de tempo para lazer e família

Você costuma levar trabalho para casa, inclusive aos finais de semana, prejudicando seus momentos de lazer com familiares e amigos? Cuidado, isso pode indicar que você não consegue se desligar das tarefas profissionais, o que também é um sinal de estresse.

Isolamento social no local de trabalho

Outra característica importante, bem comum entre pessoas estressadas no trabalho, é o afastamento dos momentos de lazer dentro do ambiente de trabalho. Essas pessoas não fazem pausa para o cafezinho, não participam das conversas ao longo do dia e nem almoçam junto aos demais colegas de trabalho, tudo isso visando poupar tempo para obter melhor rendimento em suas tarefas.

Consequências do estresse no trabalho

Como visto no tópico anterior, existem algumas situações que servem como diagnóstico para avaliar se o colaborador está passando por um momento de estresse no trabalho. Agora, falaremos das consequências desse mal para a vida das pessoas:

Dificuldade para dormir

Pessoas estressadas produzem maior quantidade do hormônio cortisol, também conhecido como hormônio do estresse, que tem como efeito proporcionar ao organismo um estado de alerta. Isso aumenta a pressão sanguínea e os níveis de glicose no sangue, por exemplo, fatores que dificultam o sono.

Cansaço constante

É comum que pessoas estressadas, mesmo após uma noite boa de sono, de aproximadamente 8 horas, sintam-se cansadas. Afinal, como dito anteriormente, os níveis elevados de cortisol na corrente sanguínea fazem com que a pessoa fique mais tempo em estado de alerta, gerando um cansaço psico-físico que leva a um maior desgaste do indivíduo.

Dificuldades nas relações sexuais

Os problemas relacionados ao estresse no trabalho chegam a interferir na vida sexual do indivíduo, pois a ansiedade, a preocupação e a insatisfação com o trabalho culminam em desinteresse pelo parceiro e pela prática sexual.

Como vencer o estresse no trabalho?

Muitas empresas têm investido em momentos de descontração para os seus funcionários. É muito comum, por exemplo, que elas proponham atividades como acupuntura,

  • quick massage, alongamento e meditação o horário de trabalho. Isso ajuda muito a desestressar e a aproximar toda a equipe. É também importante que a empresa respeite o esforço de seus funcionários e que saiba demandar as tarefas sem sobrecarregar a sua equipe.

 

No caso do trabalhador, é possível tomar algumas medidas ao longo do dia que poderão auxiliar no combate ao estresse e promover melhor qualidade de vida. Assim, assuma compromissos que você possa cumprir sem se desgastar e sem levar trabalho para casa. Quando estiver próximo do momento de ir embora, desacelere. Não se esqueça também de incluir em sua rotina momentos para atividades físicas e lazer com a família e com os amigos. Com algumas mudanças na sua rotina, você poderá trazer de volta a motivação e o bem-estar para o seu trabalho!

E você, se identificou com os sintomas do estresse no trabalho? Como tem feito para driblar esse problema? Conte pra gente nos comentários!

Share

Conteúdo

Observações

  1. […] e da ansiedade, sentimentos que nos acometem por causa da vida diária, problemas na família e no trabalho, dentre outras inúmeras razões que nos afligem. Dentre as várias opções, é possível […]

  2. […] específicos dos meridianos, aliviando dores, diminuindo o cansaço físico e mental e reduzindo o estresse. Num período de 15 a 30 minutos, o massoterapeuta pode trabalhar em regiões específicas do […]

  3. […] com funcionários sob altas cargas de estresse e cansaço, podem sofrer grandes quedas de produtividade e assim, trazer prejuízos ao […]

  4. […] a administrar o tempo no trabalho. Mostre que é possível atingir as metas de forma tranquila, sem estresse ou desgaste físico. Se preciso, organize um treinamento coletivo para isso e certifique-se de que […]

  5. Heleni Gomes Diz: maio 29, 2018 at 12:10 pm

    ótimas dicas! Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mautic is open source marketing automation