Ganhe tempo!Receba os novos artigos no seu e-mail e seja feliz! 😉

fechar

Como agradecimento, baixe gratuitamente a música tema de nosso álbum OAPCE Lounge 🎧


Qualidade de vida no trabalho é a nova tendência

Qualidade de vida no trabalho é a nova tendência
Review of:
Product by:
OAPCE

Reviewed by:
Rating:
5
On 26 de abril de 2015
Last modified:25 de agosto de 2015

Summary:

O mercado de trabalho tem mudado completamente seus conceitos quando o assunto é a contratação de um funcionário. Com cada vez mais candidatos qualificados e cheios de boas ofertas de emprego, é natural que a empresa tenha que começar a pensar em oferecer mais do que o salário, assistência médica ou auxílio alimentação. Muitas empresas têm começado a valorizar e priorizar a qualidade de vida dos seus funcionários, e dessa maneira, têm conquistado boa parte dos melhores candidatos disponíveis no mercado de trabalho.

No post de hoje vamos discutir como a busca pela qualidade de vida no trabalho se tornou uma nova tendência.

Mudaram os conceitos de benefícios

Com rotinas cada vez mais estressantes, trânsito cada vez mais caótico e menos tempo para o descanso e a família, muitos funcionários estavam preferindo abandonar seus cargos com salários altos ou satisfatórios para buscar um trabalho que lhes permitissem melhorar sua qualidade de vida. Essa busca por uma vida melhor e mais satisfatória é uma tendência dos jovens que tem entrado no mercado de trabalho e que exigem mais do que um bom salário ou um bom vale alimentação.

As empresas que entenderam essas novas exigências começaram a mudar seus conceitos de benefícios na hora de abrir vagas no seu local de trabalho: ao invés do bônus anual, dos planos de saúde e das participação nos lucros, elas têm oferecido auxílio para pagar academias, bônus para funcionários atletas e até mesmo maior flexibilidade nos horários em determinadas épocas do ano.

Os funcionários mais qualificados, porém exigentes

Quem entendeu as novas exigências dos candidatos disponíveis no mercado de trabalho saiu na frente na hora de contratar os melhores funcionários. Como os jovens chegam ao mercado cada vez mais preparados e qualificados, é natural que eles se tornem mais exigentes com relação aos benefícios que uma empresa pode oferecer. A facilidade de empreender e criar seu próprio negócio também tem influenciado muito na maneira como as empresas trabalham com seus funcionários. Muitos candidatos optam por ter seu próprio negócio para, simplesmente, controlar melhor seus horários e valorizar mais sua qualidade de vida.

Qualidade de vida é mais do que horários flexíveis

A empresa que quer investir em qualidade de vida para seus funcionários tem que pensar em ir além dos horários flexíveis ou dos dias de folga na data do aniversário. Muitas têm investido em horários de lanche maiores, com fornecimento de alimentos mais saudáveis, enquanto outras preferem oferecer um auxílio para incentivar seus funcionários a praticar esportes e manter rotinas mais saudáveis. Algumas empresas vão ainda mais longe e aumentam o bônus daquele funcionário que atingiu metas específicas de qualidade de vida, impostas por uma equipe de profissionais da saúde que fica a disposição para atender todos aqueles que convivem naquele ambiente de trabalho.

Não importa qual o incentivo a empresa vai oferecer para aumentar a qualidade de vida dos seus funcionários: o importante é que eles se sintam satisfeitos e bem cuidados, entendendo que a empresa se preocupa com o seu bem estar e satisfação.

Funcionários com maior qualidade de vida são mais satisfeitos

Ter mais tempo para os filhos, tempo para se exercitar, aprender a comer melhor, descansar com mais qualidade. Todas essas situações são desejos comuns citados por funcionários de grandes e pequenas empresas que alegam ter baixa qualidade de vida. Quando o empregador entende que a qualidade de vida influencia na satisfação de seu funcionário com o trabalho, ele vai aprender a valorizar mais esses benefícios.

Com funcionários mais satisfeitos, a empresa consegue reduzir o turnover e aumentar a produtividade do seu serviço, além de abrir a oportunidade para contratar os melhores candidatos para suas vagas, já que sua lista de benefícios se tornará ainda mais atrativa.

O que você faz para valorizar a qualidade de vida dos seus funcionários no ambiente de trabalho? Compartilhe suas experiências conosco!

 

Share

Conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mautic is open source marketing automation