Ganhe tempo!Receba os novos artigos no seu e-mail e seja feliz! 😉

fechar

Como agradecimento, baixe gratuitamente a música tema de nosso álbum OAPCE Lounge 🎧


Saiba como mensurar um programa de QVT

Saiba como mensurar um programa de QVT

Depois de se firmar como um destaque no mundo corporativo, o Programa de QVT, ou Programa de Qualidade de Vida no Trabalho, tem recebido muito reconhecimento. Porém, mais que adotar o programa, é preciso monitorá-lo para saber se ele está surtindo o efeito esperado e se está promovendo os melhores resultados possíveis, certo?

Vamos compartilhar aqui como mensurar um programa de QVT! Vamos lá?

Realize pesquisas antes e durante o programa

Para saber se o programa é um sucesso ou não, nada melhor que ouvir quem ele afeta diretamente: o seu colaborador. Para descobrir qual é o ponto de vista dele, invista em pesquisas antes do projeto começar, perguntando quais são as expectativas, anseios e críticas.

Se você quiser que ele demonstre sua opinião de verdade, pode ainda fazer uma pesquisa com um cunho secreto. Você pode achar bobagem, mas seu colaborador se sente mais confortável em expressar sua verdadeira opinião sabendo que não saberão quem é ele e que ele não vai sofrer nenhum tipo de retaliação.

Analise a produtividade

Do seu ponto de vista de empregador, o interesse é que a QVT afete o desempenho dos seus colaboradores, certo? Portanto, peça aos líderes imediatos para analisarem como essa medida impacta seus liderados, fazendo com que tenham uma produtividade maior, entregas superiores, dentre outros. Além disso, é possível perceber o que eles têm achado e como reagem a cada nova medida implementada.

Faça uma análise com o RH

Analisar índices como absenteísmo e as taxas de turnover podem ser uma ótima maneira de confiar na qualidade do programa. Tenha uma conversa e uma análise franca, já que esses números podem revelar a satisfação dos empregados com a empresa, o que tem feito com que fiquem retidos e até o que tem gerado a saída de cada um.

Além disso, considere os índices de admissão e o que eles têm demonstrado quando a percepção da empresa, como se é um bom lugar para trabalhar, etc. Nós já tratamos sobre como criar um plano de benefícios atrativo para sua empresa, lembra?

A importância do programa

A verdade é que a maioria dos colaboradores buscam um ambiente de trabalho onde se sintam cuidados em diversas esferas, como a física, profissional e social. Tal equilíbrio é muito importante para o rendimento interno, assim como para a qualidade das suas entregas.

Portanto, um programa de QVT pode aumentar a produtividade e fazer com que sua empresa seja mais admirada por seus colaboradores. E isso é o que todo mundo sonha, não é mesmo? A única forma deotimizar custos sem perder qualidade e oportunidades é através de uma boa estratégia que priorize a qualidade de vida e o bem-estar dos seus parceiros.

E aí, esse texto te ajudou a mensurar o sucesso do seu programa QVT e a descobrir quais são os pontos de estão caminhando bem e quais precisam de ajustes na sua empresa? Então, que tal ajudar também alguns dos seus amigos? Compartilhe esse conteúdo com eles nas redes sociais agora mesmo!

 

Share

Conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mautic is open source marketing automation