Ganhe tempo!Receba os novos artigos no seu e-mail e seja feliz! 😉

fechar

Como agradecimento, baixe gratuitamente a música tema de nosso álbum OAPCE Lounge 🎧


Você sabe o que é a “active release technique”?

Você sabe o que é a “active release technique”?
Review of: Post
Author:
Wellington Alves

Reviewed by:
Rating:
5
On 5 de dezembro de 2015
Last modified:5 de dezembro de 2015

Summary:

Quem pratica esportes de forma regular corre o risco de sentir dores musculares, seja por uma lesão ou simplesmente por realizar movimentos repetitivos com determinados músculos. Ou, então, o que incomoda você são dores nas costas ou nos joelhos. Para acabar com essas dores de maneira rápida e eficiente, uma das melhores soluções é a active release technique, também conhecida como ART, e cujo nome pode ser traduzido como “técnica de liberação ativa”. Saiba tudo sobre essa técnica de massagem, como ela é feita e em quais situações é a escolha ideal!

Como é feita a active release technique

Durante a sessão de active release technique, o massoterapeuta aplica pressão no corpo do atleta, com suas mãos, para detectar as áreas atingidas pelas dores do esporte. Nessa etapa, o profissional analisa a textura, a firmeza e a flexibilidade dos músculos, sentindo também os filamentos, ligamentos e tendões.

Quando o músculo atingido é detectado pelo massoterapeuta, ele fará uma série intensiva de massagens no local, permitindo que o tecido muscular retorne a seu funcionamento normal. Isso aliviará os tecidos ao redor do músculo, permitindo que o sangue volte a circular regularmente na região. O resultado é a recomposição do músculo, que voltará a funcionar sem dores.

Quando procurar a ART

A active release technique é indicada principalmente para atletas e para lesões decorrentes da prática de esportes. A ART se mostra eficiente na recuperação total do atleta, curando-o totalmente das dores associadas a lesões ou a movimentos repetitivos com o músculo.

Mas, por ser uma técnica de massagem tão bem sucedida na eliminação de dores constantes, a ART também é muito indicada a pessoas que sofrem de enxaqueca, postura deficiente, dores na coluna ciática e lesões nos joelhos ou tornozelos. Em caso de lesões, o médico pode recomendar outros tratamentos de recuperação, associados ao active release technique.

Se você pratica esportes ou atividades que exigem a repetição constante de movimentos, pode procurar um massoterapeuta e realizar sessões regulares de active release technique para evitar que as dores apareçam. Procure um profissional, também, se você já estiver sofrendo com a sensação de queimação nos músculos ou com dores musculares frequentes.

Tratando dores crônicas com a active release technique

Muitas vezes, alguma parte de nosso corpo dói, mesmo que não saibamos exatamente o porquê disso. É fácil deixar uma dorzinha no joelho ou no pulso para lá, adiando a ida ao médico até que a dor se torna insuportável. Seja por causa de atividades físicas repetitivas, alguma lesão ou, simplesmente, pelo envelhecimento do corpo, essas dores incomodam, mas podem ser facilmente solucionadas.

Nesses casos, a active release technique é a aliada ideal! Durante a massagem, os pacientes descrevem a sensação da ART como uma “dor boa”, como se você estivesse alongando o músculo dolorido, mas de uma forma que você não consegue fazer sozinho. A técnica é utilizada em muitos times esportivos, justamente por sua eficiência e rapidez de cura.

Portanto, não sofra mais com dores no quadril, nas costas ou no joelho. Não deixe de praticar suas atividades esportivas por causa de lesões ou dores musculares. Procure um massoterapeuta e faça uma sessão de active release technique. Seu corpo não será mais o mesmo!

Você já tentou a active release technique? O que achou? Entre em contato conosco através dos comentários e conte-nos sua experiência com a massagem!

 

Share

Conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mautic is open source marketing automation