Ganhe tempo!Receba os novos artigos no seu e-mail e seja feliz! 😉

fechar

Como agradecimento, baixe gratuitamente a música tema de nosso álbum OAPCE Lounge 🎧


6 tipos de massoterapia e seus benefícios

Beautiful young woman taking spa treatments at the salon.
Review of: Post
Author:
Wellington Alves

Reviewed by:
Rating:
5
On 17 de janeiro de 2016
Last modified:17 de janeiro de 2016

Summary:

A massoterapia é o tratamento terapêutico realizado através de massagens, eficaz no alívio ou cura de várias dores e doenças. Existem vários tipos de massoterapia, cada qual com sua técnica específica, aplicados geralmente visando o relaxamento, alívio do estresse e da tensão muscular, além do equilíbrio psicológico, físico e energético.

As massagens consistem em um conjunto de toques feitos com as mãos ou aparelhos sobre determinadas partes do corpo, de acordo com a finalidade que se espera e a necessidade do paciente. Elas devem ser feitas por especialistas, os massoterapeutas, que saberão indicar qual a melhor técnica para cada caso específico.

Conheça seis tipos de massoterapia e suas principais características:

Shiatsu

A técnica oriental consiste na pressão feita pelo massoterapeuta através dos dedos e da palma da mão, principalmente nos pontos que também são trabalhados na acupuntura e estão ligados ao fluxo de energia vital do corpo. A intenção é promover equilíbrio dessa energia e liberar tensão muscular, além de aliviar dores físicas, prevenir patologias e tratar doenças agudas ou crônicas. A massagem promove bem-estar físico e emocional, melhora o sistema circulatório e combate a ansiedade e a insônia.

Desportiva

Utilizada na prevenção de lesões e recuperação dos músculos, é indicada para praticantes de esportes, sejam profissionais ou não. A massagem desportiva tem como benefício a recuperação do vigor físico, relaxamento muscular e melhor oxigenação das células, além de melhora na circulação do sangue. Os efeitos da técnica são fisiológicos, mecânicos e psicológicos, promovendo aumento na performance física do paciente, podendo reduzir a fadiga, aumentar a confiança e produzir mais serenidade na mente.

Abhyanga

A principal finalidade dessa técnica é eliminar toxinas do organismo. Feita com óleos nutritivos em temperatura morna, a massagem indiana é realizada em movimentos leves e é capaz de relaxar os músculos, os nervos e as juntas. A técnica também estimula o sistema digestivo, já que atua nos sistemas linfático, nervoso e sanguíneo.

Ayurvédica

A técnica de origem indiana é feita com toques ora suaves, ora mais profundos, através das mãos, cotovelos e pés do massoterapeuta. A massagem é bastante utilizada para liberar toxinas nocivas presentes nos músculos e tecidos, trabalhando as cadeias musculares e articulações. A técnica ayurvédica favorece o realinhamento postural, fortalece o sistema imunológico e alivia tensões, ideal para quem sofre de estresse ou depressão.

Relaxante

Técnica sueca sem contra indicações, a massagem relaxante pode ser feita em todo o corpo, com movimentos suaves e leves, na intenção de promover relaxamento muscular, sensação de descanso e conforto, além de combater a falta de concentração e a irritabilidade. Melhora a circulação do sangue, promove relaxamento do corpo e da mente e auxilia no fortalecimento do sistema imunológico.

Reflexologia

Nesse tipo de massoterapia, a massagem é feita nos pés, já que neles encontram-se pontos reflexos de todos os órgãos e partes do corpo. A reflexologia promove sensação de relaxamento e bem-estar, além de oxigenar o organismo e atuar no trato de diversos tipos de dores e doenças. É considerada uma das melhores técnicas na redução do estresse e alívio de tensão e nervosismo.

E você, já experimentou algum desses tipos de massoterapia? Compartilhe sua experiência no espaço para comentários.

Share

Conteúdo

Observações

  1. com ésa técina é possivel ficar curada dos zunbidos ma circulacão insonia pressão alta

  2. Massoterapia é tudo de bom, tem opções para atender a todos!

  3. bem instrutivo o artigo.
    gostaria de saber se traz benefícios para pessoas que tiveram AVC..

    • Oi Artur!
      Sim, a massoterapia pode ser usada complementarmente ao tratamento e posteriormente também. Não há contraindicações. No caso de AVC, osbenefícios vão desde a estimulação dos proprioceptores das áreas paralisadas, até a prevenção do encurtamento muscular mediante alongamentos.
      Abraços e até mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mautic is open source marketing automation