Ganhe tempo!Receba os novos artigos no seu e-mail e seja feliz! 😉

fechar

Como agradecimento, baixe gratuitamente a música tema de nosso álbum OAPCE Lounge 🎧


Por que a massagem relaxa as pessoas?

Por que a massagem relaxa as pessoas?
Review of: Post
Author:
Wellington Alves

Reviewed by:
Rating:
5
On 1 de novembro de 2015
Last modified:1 de novembro de 2015

Summary:

Trânsito, pressa, muito trabalho e outras preocupações profissionais e pessoais são geralmente seguidas por quadros de dor e tensão muscular. A tensão é um mecanismo instintivo do corpo quando ele se prepara para uma situação de perigo e fuga, e o retorno a um estado natural de relaxamento requer tempo ou estímulos específicos.

Frente ao excesso de tensão da vida diária, a massagem é uma ferramenta muito procurada para trazer bem-estar. Essa terapia holística envolve a manipulação de articulações, pele, ligamentos, músculos e tendões. Entenda porque a massagem relaxa as pessoas:

Redução da tensão muscular

A manipulação aos músculos durante a massagem faz com que as áreas endurecidas se soltem, reduzindo a tensão muscular. Cada técnica promove resultados diferentes, com efeitos mais ou menos intensos, de acordo com os objetivos pretendidos.

No geral, a redução da tensão promove o aumento da circulação sanguínea e linfática, além de melhorar a mobilidade e a amplitude dos movimentos das articulações. A massagem relaxa o sistema nervoso, ajuda a manter a elasticidade dos tecidos, estimula tecidos musculares fracos e flácidos e melhora a digestão, a função intestinal e o aspecto da pele. O conjunto de efeitos conduz a uma melhoria integral da saúde.

Estímulo e temperatura

Receptores distribuídos no corpo reagem à pressão, ao toque e à temperatura. Assim, a massagem pode ser entendida como uma ferramenta para emitir estímulos que, ao serem reconhecidos pelo cérebro, são respondidos com comandos para que os músculos relaxem. A temperatura exerce uma influência significativa nesse processo, o que explica o uso de bolsas térmicas no combate a lesões e dores musculares. A água quente, em bolsas ou em toalhas molhadas, é comumente usada por massoterapeutas para relaxar músculos e reduzir o estresse e sensações de dor.

Estímulo à circulação sanguínea

A pressão sobre os músculos melhora a circulação sanguínea. Isso ocorre porque a fricção e o aumento da temperatura dilatam os vasos e estimulam nervos que suprem os órgãos internos, o que traz um aumento de até 15% na oxigenação do sangue. A massagem produz ainda efeitos sobre as vias respiratórias e sobre a circulação da linfa, melhorando a drenagem de impurezas.

Redução de nódulos

Depois de um dia difícil no trabalho ou de viver algum estresse pessoal, é comum sentirmos tensão e nódulos nas costas e ombros. Os nódulos são formados pelo embaraçamento de fibras musculares, e causam uma dor que pode se espalhar para outras áreas do corpo. A massagem, ao fazer pressão sobre esses pequenos caroços, ajuda a relaxar e regularizar a estrutura das fibras, desfazendo os nódulos e reduzindo a dor.

Liberação de ocitocina

A ocitocina, conhecida como o hormônio do bem-estar, traz relaxamento, calma e resistência à dor ao organismo, entre outros efeitos benéficos. A substância é comprovadamente liberada no corpo em resposta ao toque. Assim, a massagem, além de trazer relaxamento associado diretamente aos músculos, traz ainda uma sensação generalizada de bem-estar e tranquilidade proveniente da ação da ocitocina.

O massoterapeuta pode ser procurado quando o quadro de dor não é associado a infecções, febre ou lesões diversas. Nesses casos, a massagem pode mascarar ou agravar a dor. Mas, quando feita com cautela, os benefícios ao organismo são diversos e a massagem é uma  grande ferramenta para relaxar e trazer bem-estar.

E então, entendeu como a massagem relaxa o corpo e a mente? Está pronto para procurar um massoterapeuta? Deixe o seu comentário!

Share

Conteúdo

Observações

  1. […] sueca sem contra indicações, a massagem relaxante pode ser feita em todo o corpo, com movimentos suaves e leves, na intenção de promover […]

  2. […] massagem relaxante, ou sueca, é muito utilizada para reduzir o estresse e melhorar a circulação. Ela pode ser feita […]

  3. […] fim, como você provavelmente já sabe, pode melhorar ainda mais os resultados com a massagem. Ela pode te auxiliar na postura, fazer com que você preserve o seu corpo e te ajudar a se ver […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mautic is open source marketing automation