Ganhe tempo!Receba os novos artigos no seu e-mail e seja feliz! 😉

fechar

Como agradecimento, baixe gratuitamente a música tema de nosso álbum OAPCE Lounge 🎧


Descubra como a massagem pode ajudar no alívio da depressão e ansiedade

Descubra como a massagem pode ajudar no alívio da depressão e ansiedade
Review of: Post
Author:
Wellington Alves

Reviewed by:
Rating:
5
On 25 de outubro de 2015
Last modified:25 de outubro de 2015

Summary:

Muitos são os eventos cotidianos que fazem nosso corpo se desestabilizar. A correria do dia a dia, as milhares de tarefas que temos que cumprir em um curto espaço de tempo nos fazem ficar bem ansiosos, além de poderem também trazer sentimentos negativos, como de desmotivação e impotência, contribuindo assim para a depressão.

O grande problema disso é que, se não houver prevenção e tratamento correto, essas condições podem atrapalhar totalmente nossa vida. A massagem pode ser um poderoso remédio para aliviar a depressão e ansiedade. Acompanhe nosso texto de hoje e descubra mais sobre os benefícios dessa prática:

A importância da massagem

Sessões regulares de massagem ajudam a relaxar o corpo e também a mente, além de servir como tratamento para inúmeros outros males. Em alguns casos, seus efeitos são similares aos de medicamentos e podem durar o mesmo tempo.

No tratamento através da massagem, pessoa passa a ter uma nova percepção de sua imagem corporal, o que propicia uma mudança de comportamento muito importante, fundamental para o processo de cura. As técnicas podem ser aplicadas em qualquer pessoa.

Efeitos da massagem na redução da depressão e da ansiedade

A massagem ajuda na redução da depressão e da ansiedade porque age no hormônio responsável por causar estresse, o cortisol. A prática ajuda na redução dos níveis do cortisol, trazendo mais tranquilidade e proporcionando relaxamento.

Ela também contribui para o bom humor, pois aumenta o nível dos neurotransmissores chamados dopamina e serotonina, responsáveis pelo prazer, pela felicidade e pelo bem-estar. Nos quadros de depressão, a serotonina está em baixa, então aumentar os níveis dessa substância é essencial para superá-los.

Massagens com óleos

As massagens com óleos essenciais ou de reflexologia são uma ótima opção de tratamento para auxiliar na redução do estresse e da depressão, proporcionando uma vida com mais qualidade. Os aromas liberados no momento da massagem provocam uma sensação de calma e tranquilidade, afastando as causas principais da ansiedade e da depressão. A massagem com óleos essenciais, como os de bergamota e gerânio, por exemplo, suaviza, traz conforto e sossego. O ideal é usá-los para massagear os ombros, as têmporas e as costas.

Massagem em pontos de reflexo

A reflexologia consiste no estímulo de em pontos estratégicos do corpo, visando equilibrar as energias, amenizar dores e o cansaço, eliminando por essa via os sintomas incômodos da depressão e ansiedade. A terapia é feita com massagem em pontos específicos que estimulam os órgãos do corpo e tem o poder de eliminar as toxinas do organismo, ajudando assim na limpeza e na redução da tensão.

Quick massage para o alívio da depressão e ansiedade

Uma opção rápida e prática para aliviar os sintomas de depressão e ansiedade causados pelo excesso de estresse é a quick massage. A prática é ideal para ser realizada no ambiente de trabalho, por exemplo, pois é feita em poucos minutos e não exige o uso de cremes ou óleos. Vale a pena incluí-la em sua rotina!

Viu como a massoterapia pode ajudar no alívio dos sintomas da depressão e ansiedade? Deixe um comentário sobre o assunto e confira nosso post sobre os sintomas e consequências do estresse no trabalho.

Share

Conteúdo

Observações

  1. […] pele, ajuda na digestão, combate dores de cabeça, TPM, fadiga, insônia, fibromialgia, estresse, ansiedade e dores lombares, cervicais e nas articulações. O efeito pode ser estimulante ou calmante, […]

  2. Keller Nobre Diz: maio 20, 2017 at 1:01 pm

    Muito obrigado pelas informações … Ótimo texto.
    Só uma correção…As técnicas podem ser aplicadas em quase qualquer pessoa. Acho importante uma avaliação antes …

  3. ql a melhor massagem p depressão, ansiedade e sindrome do pânico ??? seria a TÂNTRICA ???

    • Oi Silvio!
      Nesse caso a pessoa precisará descobrir qual a técnica mais adequada para ela. Aquela com a qual ela se sentir melhor.
      Um dos gatilhos para as crises de pânico é a ansiedade. A massagem poderá contribuir neste sentido, fazendo com que a pessoa reduza seus níveis de ansiedade e adquira maior segurança no contato com outras pessoas. Mas de forma alguma o tratamento com um psiquiatra deve ser ignorado. A massagem é um complemento.

  4. Joana Costa Camarao Diz: setembro 18, 2020 at 10:03 am

    Sou massoterapeuta e cuidadora minha paciente não reage as massagens, ela é depressiva,anciosa,também outras doenças….o que pode ser feito nesse caso?

    • Oi Joana! A aurículo terapia tem apresentado ótimos resultados.
      Eu também recomendaria aplicação de aroma terapia junto com a massagem. As propriedades Dos olhos essenciais, misturados ao óleo vegetal na massagem, vão ajudar bastante.
      Mas as duas técnicas requerem um curso adequado. Pelo menos no caso da aroma terapia você pode consultar um profissional para indicar a melhor combinação de olhos e a dosagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mautic is open source marketing automation