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Entenda a importância de um ambiente de trabalho agradável

Entenda a importância de um ambiente de trabalho agradável
Review of: Post
Author:
Wellington Alves

Reviewed by:
Rating:
5
On 20 de dezembro de 2015
Last modified:20 de dezembro de 2015

Summary:

Não é novidade que todo mundo passa boa parte da vida no local de trabalho. Convivemos muito mais com nossos colegas de empresa do que com a nossa família. Porém, a convivência e mesmo o espaço físico em que estamos pode não ser o mais adequado, especialmente quando falamos de cargos que necessitam de uma boa dose de criatividade e inovação. Investir em um ambiente de trabalho agradável pode tornar a equipe unida, mais produtiva e engajada.

Neste artigo listamos algumas ideias que podem tornar a rotina no escritório menos estressante e trazer melhorias reais para o negócio. Confira!

Crie espaços de descompressão

Tão acostumados que são com o profissionalismo e a seriedade do ambiente de trabalho, os colaboradores da empresa vão se surpreender se tiverem um espaço destinado ao descanso e ao relaxamento. A partir do perfil da empresa e dos funcionários, elenque os itens que podem ajudar a “quebrar” o clima de tensão que as tarefas e os prazos do dia a dia podem causar.

Algumas ideias, como investir em músicas calmas e relaxantes, acrescentar sofás, pufes e almofadas para que fiquem confortáveis ou até mesmo contratar um massoterapeuta podem ser eficientes, tornando o ambiente de trabalho agradável. Esse tipo de espaço, que tira a equipe da rotina, proporciona a troca de ideias e estimula a criatividade entre os colaboradores.

Identifique pessoas “tóxicas” e saiba lidar com elas

O que torna o ambiente de trabalho estressante não é apenas a parte física, mas a convivência com pessoas que, muitas vezes, são completamente diferentes. Para piorar, algumas delas costumam assumir uma postura negativa contra tudo e contra todos, tornando o clima pesado e estimulando atritos e irritações.

É importante identificar essas pessoas no ato da contratação e mostrar a elas qual o clima da empresa e o perfil de colaborador que se espera ter. No entanto, se isso não evitar que pessoas com esse perfil sejam contratadas, o ideal é que você consiga identificá-las e neutralizar sua influência sobre os outros funcionários.

Atitude ganha-ganha

Em toda discussão há sempre dois lados — no mínimo — a se considerar. É sempre importante orientar a gerência a ter uma postura compreensiva sobre o que os colaboradores têm a dizer. Muitas vezes, eles mesmos têm a solução para os problemas enfrentados pela empresa, e como são a “linha de frente”, isto é, têm a função de executar as tarefas, merecem ter as suas ideias consideradas e, minimamente, avaliadas.

Uma gestão muito impositiva e autoritária pode desestimular a equipe e fazer com que o ambiente de trabalho se torne desagradável e de difícil convivência.

Happy hour é uma boa opção para unir a equipe

Pode ser na própria empresa ou até mesmo em restaurantes e bares, mas a ideia do happy hour pode tornar a equipe ainda mais motivada e unida. Uma boa prática é marcar todo mês uma data para comemorar os aniversariantes ou mesmo para que todos saiam juntos sem um motivo específico.

Gostou das dicas para tornar o ambiente de trabalho agradável? Deixe sua opinião em nossos comentários!

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Observações

  1. […] ambiente de trabalho diz muito sobre o rendimento dos times e a entrega de resultados para a empresa. Até mesmo a mais […]

  2. […] o investimento em medidas que adéquem a organização do ambiente às atividades executadas pela empresa é uma das maneiras de aumentar a qualidade de vida no […]

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