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Passo a passo para estruturar um programa de QVT na sua empresa

Passo a passo para estruturar um programa de QVT na sua empresa

O mundo vivenciou uma grande mudança nas organizações nos últimos anos. Tudo começou com a mudança de cabeça dos colaboradores, que passaram a considerar outras coisas antes de aceitar uma proposta de emprego. Um dos pontos mais importantes considerado por eles é a qualidade de vida no trabalho, principalmente, porque ele envolve a dimensão física, emocional, profissional e social de qualquer pessoa, afetando até a sua produtividade. Por isso, várias empresas têm investido em programas de QVT.

Se você quer oferecer um ambiente melhor para seus colaboradores, comece agora mesmo a estruturar um programa de QVT para eles. Não sabe como fazer isso? Aprenda aqui!

O que é QVT?

Qualidade de Vida no Trabalho, popularmente conhecida como QVT, é uma iniciativa de melhorar o contexto das organizações. Para isso, a equipe responsável busca desenvolver e apoiar hábitos e estilos de vida que têm como objetivo promover o bem-estar dos seus colaboradores, enquanto eles trabalham.

Os programas visam reestruturação do ambiente de trabalho, mas podem ter um pouco de dificuldade na hora de serem implantados. Como envolvem custos para as empresas, muitas das lideranças não estão dispostas a se comprometerem com esse tipo de investimento e, com isso, acabam perdendo os benefícios que eles poderiam trazer. Entre eles está até mesmo uma eficácia maior na organização, já que os colaboradores ficam mais satisfeitos e produzem mais!

Como fazer o programa de QVT?

Para montar um bom programa de qualidade de vida para sua empresa, criamos esse passo a passo para direcionar você com o projeto. Confira:

Escopo

O escopo funciona mais ou menos como um “rascunho” do projeto, ou seja, alinhar o projeto para o que ele esteja sendo desenvolvido. Normalmente, é nesse momento que o programa lista os conceitos que quer disseminar e as ações que quer implementar — lembrando que tudo acontece com o objetivo de melhorar a qualidade de vida no trabalho. Ele transmite tudo que será desenvolvido e quais ações a equipe visa implementar.

Vale lembrar que tudo deve ser tratado pensando nas diferentes partes da organização, como atingir cada uma delas e fazer com que se sintam mais realizadas e estimuladas.

Alinhamento

O alinhamento estratégico acontece com dois focos diferentes: o institucional e a gestão de pessoas. O institucional busca promover um ambiente melhor, assim como a disseminação da cultura e valores da empresa. Já a gestão de pessoas promove a qualidade de vida, a motivação dos colaboradores, a integração, o trabalho em equipe, etc. Isso pode acontecer com o foco em saúde, em investimento intelectual (através de treinamentos, por exemplo) e em várias outras vertentes.

Justificativa

A justificativa para essa criação levanta o ponto para o qual esse trabalho se justifica, por que é importante e qual legado ele deixará para a empresa. É muito importante detalhar isso no projeto, pois esse ponto fará com que o CEO ou presidente da sua organização compre a sua ideia com mais facilidade.

Gestor

Para se responsabilizar pelo projeto e garantir aquela sensação de “dono do negócio”, escolha um dos gestores da sua empresa para tocar esse projeto. Para que os resultados sejam ainda melhores, você pode eleger uma equipe que prestará auxílio e ajudará no desenvolvimento do trabalho. Afinal de contas, tudo fica bem mais fácil com suporte, não é?

Bem, agora você tem em mãos algumas ferramentas para garantir que os colaboradores da sua empresa tenham um melhor ambiente de trabalho. Com um programa de QVT os resultados serão incríveis! Gostou do conteúdo? Compartilhe no Facebook!

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